Durante o século Xll até o século XV , a arte desenvolveu-se também nos objetos preciosos e nos ricos manuscritos ilustrados.
Um exemplo de manuscrito medieval ilustrado é Saltério de Ingeborg, o qual o nome está relacionado ao seu conteúdo - uma coletânia de salmos e ao nome da princesa Ingeborg da Dinamarca, para quem foi feito.
Saltério de Ingeborg
As cenas que ilustram esses saltérios procuram representar ações, e nelas o trabalho do artista ilustrador revela sua qualidade em vários aspectos: no drapeado das vestimentas, no desenho da anatomia do corpo humano e, sobretudo, na combinação do dourado com cores fortes como o vermelho e azul escuro.
A observação dos manuscritos ilustrados permite-nos chegar a duas conclusões: a primeira é a compreensão do caráter individualista que a arte da ilustração ganhava, pois destinava-se aos poucos possuidores das obras copiadas; a segunda é que os artistas ilustradores do período gótico tornaram-se tão habilidosos na representação do espaço tridimensional e na composição de uma cena, que seu trabalho acabou influenciando as criações de alguns pintores.