sábado, 9 de junho de 2012

Esculturas Góticas

  De modo geral, a escultura gótica estava associada à arquitetura. Nos tímpanos dos portais ou no interior das grandes igrejas, os trabalhos escultórios enriqueciam as construções e documentavam, na pedra, os aspectos da vida humana mais valorizados na época.


  Apesar de terem mantido muitos aspectos que caracterizaram a escultura românica, como, por exemplo, a continuidade de uma relação de grande cumplicidade com a arquitetura, os artistas dos séculos XIII e XIV alargaram o seu repertório temático, utilizaram um maior número de suportes. Relativamente ao período anterior, registrou-se uma evolução, sobretudo, ao nível da composição, da expressividade, da monumentalidade das suas obras e da progressiva aproximação ao real. Deste modo, a escultura gótica estabeleceu uma aproximação gradual à cultura humanística, assumindo um caráter mais naturalista na representação do rosto, do corpo humano ou da natureza, desenvolvendo novas capacidades expressivas e autonomizando-se em relação à arquitetura. Tendo conquistado o seu próprio espaço, a escultura atingiu uma concepção mais plástica, dinâmica e verdadeira.
  
  Duas das obras que se destacaram foram O Cavaleiro, que está na catedral de Bamberg, e a Nobre Uta, que está na catedral de Naumburg. Do ponto de vista do tema, Cavaleiro revela a cultura da cavalaria medieval, organização que estabeleceu uma nova estrutura social nas cortes europeias e assumiu a liderança da vida intelectual, até então dominada pelos monges e confinada nos mosteiros. Já Nobre Uta impressiona pela naturalidade plenamente identificada com as tendências naturalistas das época.

     
   Nobre Uta                                     Cavaleiro

  No século XIII, já encontramos algumas obras de esculturas com sua autoria identificada.



3 comentários:

  1. Pode me dizer ou disponibilizar a imagem que você usou onde está escrito arte gótica? achei ela muito bonita.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Entre usando o navegador do Firefox, clique com o lado direito sobre este artigo e vá em "Ver informações da página", vai abrir um janela, nela você clica em "Mídia" e ela vai mostrar vários links para você, procure a imagem que deseja e então clique em "salvar como" para fazer o download!

      Excluir