sábado, 9 de junho de 2012

Pintura Gótica



A pintura gótica desenvolveu-se nos séculos XIII, XIV e início do século XV, quando começou a ganhar novos aspectos que prenunciavam o renascimento. Sua principal característica foi a procura do realismo na representação das figuras.

Um dos pintores mais importantes desse período foram Giotto di Bondone. A maior parte das obras de Giotto foram afrescos que decoraram as igrejas. A principal característica de sua pintura foi a identificação da figura dos santos com a de pessoas de aparência bastante comum. Esses santos com ar de homem comum eram os elementos mais importantes nas cenas que pintava, ocupando sempre posição de destaque.

Retiro de São Joaquim entre os pastores, Giotto.

Outro dos que se destacaram foi Cenni di Pepo, conhecido como Cimabue. Seu trabalho ainda foi influenciado pelos ícones bizantinos, mas já apresentava uma nítida preocupação com o realismo ao representar a figura humana.Cimabue procurou, por meio da posturas dos corpos e do drapeado das roupas, dar algum movimento às figuras de anjos e santos; entretanto, não chegou a realizar plenamente a ilusão da profundidade do espaço.

A virgem e o menino rodeado por seis anjos, Cimabue.





2 comentários: